Um flagrante raro registrado recentemente em Bonito, Mato Grosso do Sul, revela que as espécies de aves Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) e Arara-canindé (Ara ararauna) podem estar se acasalando e gerando hibridos na natureza.
O registro foi realizado no Balneário Municipal de Bonito e as imagens em close mostram que os animais podem já ter sido domesticados, permitindo sua aproximação. No mesmo estado, há um registro deste hibrido que foi publicado no ano passado no site wikiaves (http://wikiaves.com.br/160566&p=1&t=b ).
O relacionamento destas espécies diferentes de araras em vida livre é pouco registrado. Um estudo publicado no 25º Congresso Internacional de Ornitologia foi elaborado com as mesmas espécies em cativeiro. O hibrido em cativeiro apresenta a mesma coloração de plumagem do hibrido registrado em vida livre, com tons de verde e vermelho.
Possivelmente, este comportamento teve influência do homem, devido a aproximação destas araras, oriundas do tráfico de animais, em cativeiro e sua soltura em projetos de re-introdução.
Confira as imagens em: ( http://ricardoqtrodrigues.smugmug.com/Cema/Araras-WA/17639333_7588nX#1344495770_QThpmVZ )
Registros antigos: ( http://wikiaves.com.br/352739&p=5&t=s&s=10413 - http://www.wikiaves.com.br/275705 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário