segunda-feira, 25 de julho de 2011

4° Dia - IX Congresso Latino Americano de Herpetologia & V Congresso Brasileiro de Herpetologia.

No dia 19 o dia seguiu como os outros de 08:00 às 10:00 exibição de painéis, de 10:00 às 11:00, uma conferência que se iniciou com o Dr. William Duellman - Kansas University, Lawrence, USA. abordando o seguinte Titulo: "Eggs, Embryos, and Evolution of Marsupial Frogs". Logo após a palestra do Dr. William Duellman, foi a vez da Dr.Linda Trueb apresentar sua palestra com o titulo "From, Function and Phylogeny: Their Relationships to Microhylid Diversity" e desta forma o turno da manha acabou.
Depois, na parte da tarde foi dada início aos simpósios que ocorreu em três salas simultaneamente eram eles: "Coleções Herpetológicas, Situação Atual e Política de Conservação dos Acervos", " Anurofauna em Ecossistemas Sulamericanos Poucos amostrados" e "Latin American Lizard Phylogeography: Progress and Future Prospects".
Depois os simpósios foi dado início as apresentações Orai que contaram com muitas palestras, abordando assuntos como: Anfíbios - Morfologia, Répteis - Morfologia, Répteis - Conservação, Anfíbios - Conservação, Répteis - Ecologia / História Natural, e Anfíbios - Ecologia / História Natural.
Apartir das 18:30 iniciou o concurso de vocalização que foi muito engraçado, muitas pessoas imitaram bem os anfíbios e muitos outros conseguiram tirar boas risadas do publico. Segue o link com o vídeo da equipe campeã. Parabéns as meninas.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

2° & 3 Dia - IX Congresso Latino Americano de Herpetologia & V Congresso Brasileiro de Herpetologia.

Hoje venho postar como foi o Coquetel e Festa de Abertura do Evento que foi realizado no dia 17/07.
A Abertura aconteceu às 18:30, não assisti, me atrasei e não consegui chegar a tempo da Abertura, todos que assistiram só deram elogios com palestras e homenagens aos Grandes herpetólogos como o Jorge Jim que nos deixou nesse ano, um grande Cientista que colaborou com a Herpetologia.
Cheguei no local às 20:00 horas quando estava começando o coquetel que reuniu muitos famosos da Herpetologia. Foi possível conversar com alguns, porém não por muito tempo já que muitas pessoas queriam atenção dos cientistas. 
Logo Após o coquetel começou a festa e encontrei alguns amigos da internet do norte ao sul do país, são pessoas que troco informações e artigos mas que só conhecia pela internet.
E a festa seguiu a noite toda, com os amigos que estão aqui comigo.


Festa de Abertura do Congresso.


Eu, Arthur e Gabriel.




No dia seguinte 18/07 às 10:00 horas o Dr. Ulisses Caramaschi iniciou o dia de Congresso com uma Conferência Inaugural, com o seguinte tema: “ História do Desenvolvimento do Conhecimento Herpetológico na América do Sul”. Foi uma palestra muito produtiva e interessante. Abordando toda a história da Herpetologia.


Palestra do Dr. Ulisses Caramaschi 


Logo após a palestra do Dr.Ulisses, quem subiu ao palco para a conferência foi o Dr. John Lynch da Colômbia que abordou um tema com o seguinte título : “ Patterns in the Distribution of Brachycephalid Frogs in Northwestern South América” a Palestra foi dada em inglês o que dificultou a compreensão do assunto entretanto a compreensão pelos slides ajudaram a compreender melhor e consegui aprender bastante, porém irei pesquisar mais com algumas anotações que fiz.

Palestra do Dr. John Lynch


Depois do Almoço foi dado inicio ao Simpósio preferi me dividir em dois, dos três simpósios que aconteceram simultaneamente, então comecei a assistir um simpósio cujo o tema abordado foi: “ Conservação de Anfíbios na América Latina: Experiências e Perspectivas”
O Dr. Célio F. B. Haddad iniciou o simpósio que foi mito interessante, e curioso, foi apresentado tópicos que contribuem com a conservação dos anfíbios consegui fazer algumas anotações, e fiquei interessado pelo tema, acredito desenvolver algum trabalho sobre tal tema.

Palestra  Dr. Célio Haddad 

Logo após a Dra. Gabriela Parra do México, iniciou sua palestra e abordou um assunto, que demonstrou de alguma forma que medidas políticas no Brasil devem ser tomadas para que se possa efetuar uma conservação de Anfíbios. O Tema que ela apresentou seguia com o seguinte tema: “Estado de Conservación de Pseudacris hypochondriaca en lãs Reservas de la Biosfera de Baja California. Cuando lãs medidas políticas no son Suficientes para la Conservación de Anfíbios”

Palestra da Dra. Gabriela Parra


Depois da Palestra da Dr. Gabriela Parra Fui para outra sala para ssistir ao final do simpósio. Então O tema do simpósio era: “Avaliação do Estado de conservação de Fauna Megadiversas: O caso das Serpentes Brasileiras” que foi dada pelo Dr. Márcio Martins
Ótimo tema e muitas curiosidades foram citadas.

Palestra do Dr. Márcio Martins


Bom pessoal Gostaria muito de continuar postando mas meus olhos estão caindo de sono, e amanhã apresento meu trabalho cujo o tema é : “ Herpetofauna atropelada em trechos da BR-040 e BR-116 ”. Os autores do trabalho são: Glauco Zeferino, Marcelo Gomes e Cecília Bueno.
Preciso dormir estou caindo de sono.
Até a próxima......

sábado, 16 de julho de 2011

1° Dia - IX Congresso Latino Americano de Herpetologia & V Congresso Brasileiro de Herpetologia.

Olá pessoal hoje irei postar um pouco sobre o 1° dia no Congresso Latino Americano e Brasileiro de Herpetologia.
Hoje pela manhã se iniciou os mini-cursos que duraram a manhã e tarde de hoje, e que terminarão amanhã ao meio-dia.
Ao chegar no espaço onde o evento está sendo organizado fiquei impressionado com a beleza do lugar, a organização do evento está de parabéns, foram atenciosos e eficazes.
Assisti o mini-curso de Ecologia e Métodos de Amostragem de Répteis Squamata. Ministrado pelo Dr. Paulo Sérgio Bernarde.
O Curso é muito bom, pois o ministrante além de dominar o assunto, consegue ter a atenção de toda a turma, o curso tem bastante conteúdo, e aborda tópicos como: Cuidados no Campo, Filogenia, Taxonomia, Ecologia de Squamata e Acidentes Ofídicos.
Tive o prazer de conhecer Profissionais que admiro, como o Próprio Dr. Paulo Bernarde e o Dr. Anibal Melgarejo.
O Congresso conta com profissionais de toda América Latina que irão contribuir com: palestras, simpósios, apresentação de trabalhos, lançamento de livros e muito mais.
Hoje saiu o dia em que irei apresentar um trabalho (Painel), que aborda impacto de rodovias sobre a Herpetofauna, o Trabalho irá ser apresentado no próximo dia 21. Estou ansioso para tal apresentação.
Abaixo seguem algumas fotos. Desse Primeiro Dia de Congresso.
Hoje tirei poucas fotos pois a bateria da câmera não permitiu que tirasse mais. Fico devendo mais fotos para a próxima postagem.

Local onde Está ocorrendo o Congresso ( EXPO Unimed)


Eu e Gabriel Munay.


EXPO Unimed


Dr. Paulo Sérgio Bernarde ministrando o curso.


Dr. Paulo Sérgio Bernarde ministrando o curso.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estudo afirma que inteligência de répteis pode não ser tão limitada.

Hoje recebi um e-mail que dizia: " Estudo afirma que inteligência de répteis pode não ser tão limitada." realmente a cada dia que passa os animais me surpreendem. segue a matéria abaixo:

Lagartos testados mostraram facilidade em resolver problemas.

Pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, descobriram que os lagartos podem aprender e se lembrar de resolver problemas nunca enfrentados antes tão bem como aves e mamíferos. Os resultados foram obtidos após testes com lagartos tropicais, da espécie Anolis evermanni, tipicamente encontrados em Porto Rico.
Os resultados desafiam o estereótipo científico de que os répteis têm capacidade limitada em métodos para encontrar comida. Entretanto, o desempenho não significa que eles são mais inteligentes que as aves.
Lagarto da espécie Anolis evermanni durante testes realizados nos Estados Unidos. Resultados desafiam o estereótipo científico de que os répteis tem capacidade limitada encontrar comida. (Foto: Manuel Leal/Duke University)
Lagarto da espécie Anolis evermanni durante testes realizados nos Estados Unidos. Resultados desafiam o estereótipo científico de que os répteis tem capacidade limitada encontrar comida. (Foto: Manuel Leal/Duke University)

De acordo com os cientistas, durante os testes os lagartos tinham que procurar comida entre dois recipientes, um deles vazio e o outro com um verme dentro, mas coberto por uma tampa. Quatro exemplares, dois machos e duas fêmeas, tinham que remover a tampa e conseguiram fazer isto em menor número de tentativas que as aves.
"Pássaros têm até seis chances por dia de obter comida, mas os lagartos comem apenas uma vez. Em outras palavras, se um lagarto comete um erro, ele tem que se lembrar de como corrigi-lo até o dia seguinte", disse Manuel Leal, biólogo da universidade. A conclusão do estudo deve levar os pesquisadores a reavaliar o que pensam sobre a evolução da cognição animal.
Para quem quiser conhecer um pouco mais da espécie basta clicar em Anolis evermanni, nesse link existe algumas referências de trabalhos sobre esse animal.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Fóssil de crocodilo revela migrações com 65 milhões anos.

Arenysuchus gascabadiolorum teria o mesmo aspecto e hábitos dos crocodilos atuais

Descoberto em 2008, nos Pirenéus, o segundo fóssil de crocodilo mais antigo do mundo (e primeiro da Europa), foi já estudado e está publicado no mais recente número da «PloS ONE». Quando o planeta era dominado pelos dinossauros, as pequenas ilhas que eram na altura os Pirenéus estavam habitadas por crocodilos diferentes, mas não muito, dos que existem hoje em dia.
Baptizado como Arenysuchus gascabadiolorum, este animal com 65 milhões de anos foi recuperado e estudado por investigadores do grupo Aragosaurus - IUCA da Universidade de Saragoça (Espanha). As parecenças deste fóssil com outros da mesma época achados na América revelam que estas ilhas não estavam tão isoladas como se pensava.
Crânio de «Arenysuchus gascabadiolorum» foi descoberto em Arén,  Huesca (Espanha)
Crânio de «Arenysuchus gascabadiolorum» foi descoberto em Arén, Huesca (Espanha)



Segundo o estudo, o fóssil corresponde a um crocodilo pequeno, com comprimento que oscila entre 1 e 1,5 metros. O seu aspecto e modo de vida não deviam variar muito dos crocodilos actuais.
O crânio do Arenysuchus gascabadiolorum foi descoberto em Arén, na província de Huesca, pelos paleontólogos José Manuel Gasca e Ainara Badiola, do Aragosaurus-IUCA, centro coordenado por José Ignacio Canudo.
Antes deste estudo os cientistas acreditavam que naquele momento da Terra, a Europa seria um conjunto de ilhas isoladas e intransponíveis. Como este exemplar é muito semelhante a outros crocodilos encontrados no continente americano, pensa-se agora que o isolamento não seria tão grande, havendo mesmo intercâmbio e migrações entre espécies.


Fotógrafo registra relacionamento entre Arara-vermelha-grande e Arara-canindé

Um flagrante raro registrado recentemente em Bonito, Mato Grosso do Sul, revela que as espécies de aves Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) e Arara-canindé (Ara ararauna) podem estar se acasalando e gerando hibridos na natureza. 
O registro foi realizado no Balneário Municipal de Bonito e as imagens em close mostram que os animais podem já ter sido domesticados, permitindo sua aproximação. No mesmo estado, há um registro deste hibrido que foi publicado no ano passado no site wikiaves (http://wikiaves.com.br/160566&p=1&t=b ). 
O relacionamento destas espécies diferentes de araras em vida livre é pouco registrado. Um estudo publicado no 25º Congresso Internacional de Ornitologia foi elaborado com as mesmas espécies em cativeiro. O hibrido em cativeiro apresenta a mesma coloração de plumagem do hibrido registrado em vida livre, com tons de verde e vermelho. 
Possivelmente, este comportamento teve influência do homem, devido a aproximação destas araras, oriundas do tráfico de animais, em cativeiro e sua soltura em projetos de re-introdução. 




Origem: Biologias
Fonte/Referências: Biologias
Autor(a)/Créditos: Guilherme