Chegamos ao fim de mais um ano, e nas festas de boas vindas do próximo ano que se iniciará, vemos vários tipos de comemorações e manifestações religiosas, não quero aqui criticar, muito menos julgar tais manifestações, mas gostaria que refletissem sobre tal assunto.
Fé e tradição, os devotos de Iemanjá sempre realizam uma homenagem à rainha do mar, tal homenagem é realizada através do oferecimento de oferendas. Pedidos pelo ano que se inicia e agradecimento pelo ano que acaba, são feitos a rainha do mar, e as oferendas são oferecidas através de pequenos barcos, onde os devotos colocam ali: bilhetes com os pedidos e agradecimentos, alimentos, flores, perfume, bebidas etc...
Muitas dessas oferendas acabam carregando lixo, como: laços e plásticos que prendem as flores, vidro e plásticos que servem para armazenar as bebidas, bonecas de plástico etc... Os alimentos que são oferecidos provavelmente não são orgânicos e levam consigo agrotóxicos e outras químicas. Existem oferendas de vidros de perfume, tais vidros são jogados no mar, além da química do perfume existe o vidro propriamente dito.
Praia de Boa Viagem, em Niterói, entre muitas oferendas que voltaram , havia um golfinho morto na areia. Foto registrada em 01/01/2010 |
Poderia ficar citando inúmeros lixos que vão com as oferendas.
Mas o propósito aqui, é refletir sobre essa tradição. Que muitas vezes agride o mar. Será que a tradição realmente é necessária para ter fé?? Se sim, faça oferendas com materiais biodegradáveis, não jogue flores com laços ou plásticos, velas e sabonetes têm composição química que podem afetar a fauna dos oceanos.Muitos animais acabam por ingerir esses lixos.
Pense bem antes de fazer uma oferenda, e lembre-se a Rainha do Mar com certeza prefere o Mar limpo.
Boas festas a todos que se inicie 2011.